Repleta de emoções do início ao Fim a Copa de 2010, sediada pela África do Sul tem como Campeão a seleção da Espanha, com um jogo de final digno de aplausos e euforia.
O resultado que elege a campeã foi de 1x0, jogo sofrido tanto para os jogadores quanto aos que assistiam! Foi preciso prorrogação e gols perdidos até que os espanhóis confirmassem com vitória sobre a Holanda aquilo que há tempos já é opinião de muita gente: a Fúria é o melhor time de futebol do mundo.
Depois da França na Copa de 1998, o mundo do futebol volta a reverenciar um campeão inédito. A Espanha não perde sua oportunidade ao contrário da Holanda que disputou sua terceira final numa Copa do Mundo, depois de ter sido vice-campeã em 1974 e 1978.
O jogo de grandes emoções está resumido nestes lances:
O espanhol Jaume Marquet, que no domingo invadiu o gramado do estádio Soccer City pouco antes da final da Copa do Mundo entre Espanha e Holanda, será acusado de tentativa de roubo da taça Fifa, segundo a polícia sul-africana.
Conhecido como Jimmy Jump, Marquet ganhou fama ao roubar a cena em diversas competições, como as finais da Eurocopa (2004) e da Liga dos Campeões (2007), além de eventos como o festival de música "Eurovision". Ele também invadiu a quadra em Roland Garros e entrou no campo no último Mundial de Rugby.
Pouco antes da entrada de Espanha e Holanda em campo, o invasor chegou muito próximo da taça, mas foi impedido por um segurança. Em seguida, foi imobilizado e carregado pelo túnel onde estavam o árbitro Howard Webb e as equipes finalistas. O transmissão oficial da Fifa não mostrou.
Além do espanhol, outro "penetra" deu o ar da graça durante o Mundial da África do Sul. Na semifinal entre Espanha e Alemanha, o italiano Mario Ferri quis protestar pela ausência de Antonio Cassano, atacante da Sampdoria, na seleção de seu país. Ele invadiu o gramado e, após ser detido, a Justiça o permitiu escolher entre uma multa de cerca de 300 euros (aproximadamente R$ 665) ou três meses de prisão.
Desta vez Paul, o polvo vidente de um aquário alemão, não está favorável a sua seleção. Conhecido na Copa do Mundo por "prever" os resultados dos jogos da seleção alemã, o "oráculo" decidiu que a vencedora da semifinal será a Espanha.
Até agora Paul acertou todos os resultados da seleção de Joachin Löw, inclusive a derrota para a Sérvia, ainda na primeira fase da Copa do Mundo. Nos outros confrontos, apostou em vitória germânica sobre Austrália, Gana, Inglaterra e Argentina.
A previsão é feita da seguinte maneira: são colocados dentro do aquário dois recipientes com alimento na mesma quantidade, cada um com uma bandeira de uma equipe. O time que tiver o recipiente escolhido pelo polvo corresponde ao vencedor da partida.
O confronto entre Alemanha e Espanha será realizado nesta quarta-feira, às 15h30 (de Brasília), em Durban. O encontro repetirá a final da Eurocopa de 2008, quando Fernando Torres levou seu país à vitória ao marcar o gol da vitória por 1 a 0.
Embora admita que a decisão de Paul seja um "mau presságio" de olho na semifinal da Copa, o tablóide alemão Bild segue esperançoso de que a previsão não será concretizada. Isso porque na Eurocopa a participação do polvo só foi solicitada em uma partida - exatamente na decisão contra a Espanha - e o palpite estava errado, já que indicava o título para a Alemanha.
Uruguai 2x3 Holanda 06/07 15:30 Green Point = A dupla Robben e Sneidjer destruíram outro adversário, desta vez foi o Uruguai que estava com quatro desfalques. Foi um bom jogo com a Holanda tendo um leve favoritismo e aproveitando ele. Esta é a 3º final da Holanda e a primeira que não vai enfrentar o time da casa.
Alemanha 0x1 Espanha 07/07 15:30 Moses Mabhida = Deu zebra. A maioria das pessoas esperavam que a Alemanha patrulhasse a Espanha mas aconteceu o contrario o jovem time da Alemanha ficou devendo mostrando que nessas horas se precisa de veteranos, e a Espanha que tinha feito um jogo ruim contra o Paraguai contou com a experiência de seu zagueiro Puyol que fez um lindo gol de cabeça mostrando que os veteranos são muito necessários. A sorte de Puyol foi que Iarley e Gabiru não jogam pela Alemanha.
Holanda 2x1 Brasil 02/07 11:00 Nelson Mandela = Elano fez falta mas Felipe Melo fez mais ainda, alem de ser expulso Felipe conseguiu fazer um gol contra, mas não se pode só culpar um jogador quando pegou o primeiro adversário forte com um time bem arrumado o Brasil parou diante do "gigante" Sneijder de 1,70m. e seu companheiro Robben que fizeram ótima partida deixando bem claro quem mandava.
Uruguai 1x1 Gana PK: 5x3 02/07 15:30 Soccer City = Esqueçam a "mão de deus" de Maradona agora foi Suarez que deu uma de goleiro salvando Uruguai da derrota fazendo um pênalti nos acréscimos e ficando de fora de semi final, e como diz o ditado quem não faz leva Gana errou o pênalti perdendo a chance de ser o primeiro time africano a ganhar uma copa.
Argentina 0x4 Alemanha 03/07 11:00 Green Point = A Alemanha candidata ao titulo veio para mostrar futebol mesmo fazendo um primeiro tempo regular quando estava ganhando não recuou e foi para cima com grande habilidade principalmente do "veterano" Schweinsteiger que fez uma linda jogada para um dos gols. O que se pode dizer... A Argentina caiu de quatro da copa.
Paraguai 0x1 Espanha 03/07 15:30 Soccer City = O jogo mais decepcionante das quartas em menos de 5 minutos 3 pênaltis, sendo que o juiz não marcou um deles, o mais claro, um gol chorado da Espanha que bateu na trave 3 vezes antes de entrar. Depois deste jogo mostrou que a poderosa "Espanha" só vai ser campeã se der uma zebra muito grande.
O sonho das duas seleções acabaram nas quartas de finais! Agora para o Brasil buscar novamente o hexa somente na Copa de 2014, cuja ele vai sediar. E Maradona há de adiar seu desfile olímpico nu.. credo, essa eu não queria ver!
Quem acompanhou o jogo do Brasil não acreditou! Tamanha era a diferença de jogo do primeiro e segundo tempo que o Brasil perdeu de virada! Um jogo considerado fácil é facilmente derrotado! Holanda vence o Brasil de 2x1, sendo um gol contra, de Felipe Melo que atrapalha o goleiro Julio César *-* e desvia a bola para o gol. Não bastava este vexame, ainda é expulso do jogo aos 27 minutos do segundo tempo.
Pisão de Felipe Melo no atacante holandês Robben
Segundo Romário, o Brasil se viu diante de uma equipe muito forte fisicamente e muito técnica:
"- Os caras são muito técnicos, muito velozes. Tocavam a bola com muita velocidade. Foi o que aconteceu. O Brasil está a acostumado a enfrentar times que jogam para trás. Toda a vez que joga com um time que vai para o ataque, a gente se complica. E com um a menos, se é dificil em pelada, imagine numa Copa..."
Dunga responde á entrevista: "Como comandante, levo a maior parte (de culpa). Mas é injusto falar do Felipe Melo, porque a responsabilidade é de todos". "Quanto ao meu futuro, desde que eu cheguei à Seleção Brasileira, todo mundo já sabia que seria para eu ficar quatro anos. Eu me sinto muito orgulhoso de ter estado à frente desse grupo maravilhoso pela dignidade que eles sempre tiveram com a Seleção Brasileira"; "Todas as decisões que tomei foram em prol da seleção", completou.
Júlio César desabafa, ainda inconformado com o resultado:
O hexa não foi desta vez, Mas tem uma desclassificação que nos agrada: a da Argentina!
A seleção albiceleste tentava voltar a figurar em uma semifinal de Copa do Mundo depois de 20 anos.
Se torcida ganhasse jogo, a Argentina despontaria como favorita no duelo com a Alemanha e ao invés de perder ganharia de goleada. Os torcedores argentinos foram maioria ao redor do estádio Green Point e chegaram empolgados na Cidade do Cabo. Além da festa pela boa campanha da equipe de Diego Maradona, os hermanos esperavam uma vitória tranquila e tiravam muito sarro dos brasileiros, eliminados na sexta-feira.
E nada melhor do que um jogo e uma vingança de prato frio!
Argentina perde de 4x0 pela Alemanha, que está invicta na Copa da África do Sul.