Batizada como Jabulani, a bola oficial que será usada nos gramados da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul é cheia de tecnologia. Jabulani nos dialetos da África do Sul significa celebração. Ela é a bola mais tecnológica já fabricada até o momento. Para chegar a esse produto final, foram mais de seis anos de estudos e analises. O que mais preocupava os técnicos das seleções era a questão da aerodinâmica, ou seja, como essa bola seria quanto a peso, o seu movimento quando arremessada no ar, enfim, diversas eram suas preocupações, já que a bola é um dos objetos mais que especiais em uma partida de futebol, e se falando em Copa do Mundo é mais que uma “simples” partida, não é mesmo?
A grande idéia dos engenheiros seria criar uma bola que sofresse o mínimo de desvio possível no exato momento do chute, vencendo assim a resistência do ar de forma uniforme. Os inúmeros testes específicos em um túnel de vento fizeram a equipe tirar certas conclusões.
Todas as partes da bola Jabulani foram confeccionadas 100% sem costuras e sendo unidas termicamente. Devido a isso, chegou-se a uma circunferência praticamente perfeita. Fazendo do chute o mesmo, seja ele em qualquer ponto de impacto. Todos esses detalhes fazem da Jabulani uma bola especial.
A bola foi produzida pela Adidas. O desenho escolhido está relacionado com união. Ao total, são 11 cores misturadas, combinadas e cada uma representando um dos dialetos falados na África do Sul. Essas cores da bola Jabulani acabam formando um tipo de mosaico que acaba lembrando outros ícones africanos.
Kataliny Azzolini
Nenhum comentário:
Postar um comentário